imagem do corona vírus

Encontro Setorial discute revisão de regras para as aulas presenciais

08/Out/2021 - 14:02

Um Encontro Setorial de Educação, com objetivo de ouvir as demandas da área, foi realizado na tarde de quinta-feira (7) pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), órgão ligado à Secretaria Geral de Governo (SGG) da Prefeitura de Porto Velho. O evento que aconteceu de forma remota (on-line), teve a parceria do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Rondônia (Sinepe-RO).

O principal assunto tratado foi uma maior flexibilização das regras para o retorno das aulas presenciais nas escolas e faculdades particulares, devido ao avanço da vacinação contra a covid-19 e a retração da doença.

De acordo com o empresário Augusto Pellucio, presidente do Sinepe-RO, as normas utilizadas atualmente são de uma portaria de 2020, quando a realidade da pandemia no Brasil e em Rondônia era outra.

Pellucio entende que, ao estimular o retorno presencial das atividades educacionais com todos os cuidados, mas com regras mais flexíveis, outros setores da economia serão beneficiados, pois a área educacional movimenta toda uma cadeia produtiva. “Porto Velho já aplicou mais de 500 mil doses da vacina e, portanto, pode tomar essa iniciativa e tornar-se exemplo para outros municípios”, destacou o empresário.

Outros participantes do encontro, a exemplo de Fábio Andrade e Ivana Frazão, apoiaram as sugestões de Pellucio. “Se isso não for resolvido vai esvaziar as escolas”, disse Andrade. “Agora é o momento da virada. Esse gesto da Prefeitura vai estimular a educação e outras empresas. Todos queremos a retomada da economia”, afirmou Ivana Frazão.

ENCAMINHAMENTO

Depois de ouvir a todos atentamente, o presidente da ADPVH, Marcelo Thomé, agradeceu pelas sugestões apresentadas e destacou a importância do funcionamento das empresas do setor educacional para a economia do município, nesse momento em que a pandemia pouco a pouco está sendo vencida.

“Vamos fazer os encaminhamentos necessários para com responsabilidade debater o retorno das atividades presenciais. Do ponto de vista pedagógico e cognitivo, faz absoluta diferença as aulas presenciais. Vejo isso com os meus filhos”, disse Marcelo Thomé.

ESCOLAS MUNICIPAIS

As aulas presenciais nas escolas da rede municipal foram retomadas no dia 16 de agosto deste ano, após mais de um ano e meio sem a presença das crianças nos estabelecimentos de ensino, por causa da covid-19. Entretanto, as aulas acontecem de forma híbrida, ou seja, parte dos alunos na escola e outra parte em aulas remotas (via internet).

Para que as atividades escolares retornassem no formato presencial, foi necessário cumprir os critérios estabelecidos no Plano de Retorno às Aulas, elaborado por um Comitê de Planejamento e Decisão, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Entre as medidas adotadas, foi providenciada a demarcação no piso para indicar o distanciamento social dos alunos, álcool em gel e líquido, tapetes sanitizantes, máscaras, termômetros, instalação de pias e o distanciamento entre as cadeiras, dentre outras, com vistas a evitar a disseminação do coronavírus.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)