www.googletagmanager.com ADPVH - Agência de Desenvolvimento Ir para conteúdo

No Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, Prefeitura destaca investimentos e diagnósticos do setor

28/Jun/2023 - 08:51

Porto Velho se destaca nos ramos alimentícios e de serviços

Responsáveis por manter e fortalecer a economia local, os pequenos e médios negócios correspondem por uma porcentagem significativa de geração de emprego, renda e arrecadação ao município de Porto Velho. No Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado nesta terça-feira (27), a Prefeitura da capital destaca os avanços e diagnósticos do setor.

Segundo os últimos dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), Porto Velho tem hoje cerca de 71 mil Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) ativos. Nesse universo, ganham destaque os setores de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, de produtos farmacêuticos, de móveis, de produtos alimentícios e de bebidas, do setor de beleza em geral, da construção geral, de lanchonetes, restaurantes e similares.

Uma parte significativa desses negócios estão na categoria do Microempreendedor Individual (MEI), profissionais que encontraram em suas próprias habilidades uma forma de gerar renda e até empregar pessoas na gestão do negócio.

APOIO E DIAGNÓSTICOS

Segundo a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), um dos principais diagnósticos do setor na capital é a baixa digitalização e uso eficiente das mídias sociais e demais tecnologias na divulgação e venda dos produtos e serviços.

“O que temos observado e buscado orientar esses profissionais é sobre o potencial de alcance de suas marcas. O porto-velhense, assim como o brasileiro em geral, teve muito do seu comportamento como consumidor alterado em virtude da chegada das plataformas de venda digital. O que orientamos é apostar, cada vez mais, na criatividade e investimento da marca para atrair esses consumidores e fomentar o comércio local”, explica Leandro Dill, diretor da ADPVH.

Uma das iniciativas da Prefeitura tem sido orientar os profissionais sobre setores com grande potencial de rentabilidade, mas ainda pouco explorados no município, como o ecoturismo, gastronomia local e afins.
Para isso, o município disponibiliza, desde 2021, os Cadernos Técnicos Setoriais que, na prática, apontam os caminhos para grandes investimentos em Porto Velho e na Amazônia como um todo.

Outra iniciativa apoiada pela Prefeitura é o Ecossistema Local de Inovação (ELI) que busca impulsionar o empreendedorismo no município. O documento, elaborado em parceria com o Sebrae, foi apresentado em dezembro de 2022 e contém informações sobre como viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, com foco no desenvolvimento da capital.

“Esse projeto identifica nossos potenciais e oportunidades de negócios. O documento acaba apresentando o caminho que o município deve seguir para alcançar o desenvolvimento que merece e é uma ótima plataforma para as micro, pequenas e médias empresas”, acrescenta Leandro Dill.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI