Prefeitura apoia inovação e desenvolvimento econômico na 1ª edição do Vale do Madeira Summit

14/Dez/2023 - 09:07

Programação foi promovida pelo ecossistema de inovação da capital e abordou saúde, agronegócio e bioeconomia

Porto Velho recebeu, na quarta-feira (13), a primeira edição do Vale do Madeira Summit, criado para promover a inovação e o desenvolvimento regional, integrando o setor público e privado, instituições de ensino e empresas locais. O evento foi promovido pelo ecossistema de inovação da capital, um conjunto de organizações que trabalham juntas para promover o crescimento econômico, aperfeiçoando e construindo novos produtos e serviços.

O Summit aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO) e a programação foi formada por três temas centrais: saúde, agronegócio e bioeconomia, com palestrantes e painéis que compartilharam experiências, soluções tecnológicas e boas práticas desenvolvidas nestas áreas.

De acordo com Leandro Dill, diretor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), o evento foi organizado por meio de parcerias entre instituições formadoras do ecossistema de inovação na capital, como a Prefeitura de Porto Velho, o Governo do Estado de Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Dentro do ecossistema, cada ator tem uma finalidade, uma função específica. Então, a Prefeitura atua no início, bem no princípio dessa jornada, que a gente chama de jornada do empreendedor. Na agência, nós recebemos as pessoas que querem tomar um cafezinho e saber mais sobre inovação. Nós recebemos e orientamos quem que eles podem procurar dentro do ecossistema para resolver aquela dor que eles têm. A partir dessa orientação e desse assessoramento, nós fizemos muitos atendimentos este ano, as pessoas acabam conseguindo mais efetividade na hora de encontrar a solução para aquela dor. Isso fomenta, e de certa forma favorece, para que esse negócio prospere”, explicou.

Entre as palestras e painéis oferecidos durante o dia, estão assuntos como “A importância de um ecossistema de inovação”, “Inovação em saúde e o ecossistema de inovação em Porto Velho”, e “Como tornar soluções tecnológicas acessíveis aos produtores rurais”.

Head de Inovação e Economia Criativa no Sebrae, Rangel Miranda acrescentou que o trabalho em conjunto fortalece as ações de inovação desenvolvidas em Porto Velho, e que cada ator do ecossistema de inovação tem a sua atribuição.

“Esse é um evento feito a várias mãos. A gente tem um conselho do ecossistema local de inovação aqui da capital e ele é formado por diversas instituições que participaram da construção do plano de ação do ecossistema. O grande diferencial é justamente criar essa sinergia entre os atores, fazendo com que não haja sobreposição de ações, porque no final o público é o mesmo. Essa rede se apoia de acordo com o momento do empreendedor, esse é o grande barato do ecossistema de inovação”.

O público-alvo foi composto por empreendedores, universitários, servidores públicos e líderes da área de inovação. Hilton Alves, administrador da Universidade Federal de Rondônia, destacou o papel da universidade no fomento da inovação e na formação de novos negócios.

“A universidade está inserida dentro desse contexto, e é um ator muito importante para fomentar todo o movimento de inovação, de startups, de criar novas empresas, de criar novas soluções para a sociedade. O programa Unir Sócio-Empreendedor busca trazer as soluções que são criadas dentro da universidade para a sociedade, e a gente faz esse meio de campo dentro do projeto”.

Para Amanda Barbosa, consultora em marketing e participante do evento, “é interessante saber o que está acontecendo em nosso ecossistema e quais são as oportunidades que temos para 2024. Temos muito potencial em nosso estado. É interessante também a oportunidade de network e novos negócios”, compartilhou.

Texto: Taís Botelho
Foto: Ana Flávia Venâncio

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI